terça-feira, 27 de março de 2012

segunda-feira, 26 de março de 2012

Sagrado Lausperene - oração

Vivemos ontem mais um momento importante na nossa comunidade paroquial, o Sagrado Lausperene, a festa de todas as festas. E por isso, mais um vez, nós grupo de jovens quisemos estar presente neste momento. Fica seguidamente uma das orações rezadas no "nosso" momento :)
"Amo-te porque me amas Senhor
Amo-te porque me tornas a vida mais vela
Amo-te porque um dia decidiste chamar-me
Amo-te porque o teu amor me faz capaz de amar.
Amo-te porque me convidas a aceitar-me
Amo-te porque me ensinas a amar-me
Amo-te porque me fazes crescer e ser mais
Amo-te porque me ajudas a dar-me
Amo-te por tantas pessoas que puseste no meu caminho
Amo-te porque tu me ensinas a amá-las
Amo-te por tudo o que elas me deram
Amo-te por tudo o que lhes posso dar
Amo-te pelo mundo novo e justo a que tu me convidas
            Amo-te porque contas comigo para o construir
         Amo-te porque sinto a tua força dentro de mim
          Amo-te porque cada manhã tu contas comigo."

sexta-feira, 23 de março de 2012

Pai Nosso,
que estais no Céu,
durante esta época 
de arrependimento,
tende misericórdia de nós.

Com nossa oração,
nosso jejum
e nossas boas obras,
transformai
o nosso egoísmo 
em generosidade

Abri nossos corações
à vossa Palavra,
curai as nossas feridas do
pecado,
ajudai-nos a fazer o bem 
neste mundo.

Que transformemos a 
escuridão
e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas 
por Nosso Senhor Jesus
 Cristo.
Ámen.

Dia Arquidiocesano da Juventude - 14 de Abril

Cá está o programa para o Dia Arquidiocesano da Juventude a realizar em Braga no próximo dia 14 de Abril...

quinta-feira, 22 de março de 2012

Carta aos membros


Membros Crescendo,

Estou a matutar numa coisa já há algum tempo e não quero deixar isto passar em branco.

Primeiro de tudo quero agradecer há Andreia por todo o empenho em manter o grupo junto, unido e focado. E agradecer a todos os membros que resistem e fazem com que o Crescendo saia fortalecido de todas as “batalhas”.

E agora o desabafo.
Sabem que eu entrei para o grupo pelas pessoas, para vos conhecer e não propriamente pela mensagem cristã. Sou sincera. Sempre fui casmurra e existem coisas na religião que me desagradam. Mas vocês ensinaram-me a ser paciente (a maior parte das vezes) e a ver que também existem coisas boas. Eu no início nem sempre gostava dos temas tratados e dava prioridade a outras coisas em relação ao grupo. Posso dizer-vos com toda a verdade que atualmente é um prazer participar nas reuniões e aprender convosco.

Agora o objetivo da mensagem.
Dependemos de nós apenas, certo? É claro que era ótimo termos mais apoio da paróquia, e não é por falta de convites ou pedidos. É triste sentir que somos os parentes pobres, os que ficam para último plano, mas acho que precisamos levantar a moral e dizer que nós somos o grupo de jovens, nós fazemos o grupo andar! Com as nossas reuniões, com as saídas e sobretudo por nos conhecermos cada vez melhor.

Por fim a minha definição de Grupo de Jovens
Grupo de jovens: jovens com muito para aprender, que se juntam e partilham o que sabem, tiram dúvidas, desabafam, entre outros. Para ser um grupo é necessário criar laços, ter confiança e para isso é preciso brincar, rir e partilhar momentos. Seja apagar a vela do bolo de aniversário ou comer um hamburger em conjunto. Mas além das brincadeiras é também trabalhar, e por mais que os resultados não sejam evidentes aos restantes, estes estão dentro de cada jovem, que semana após semana se junta a um outro jovem e melhora o mundo em que vive pelas suas acções.

Querido grupo, estamos no bom caminho.


Ilisa Antunes

domingo, 18 de março de 2012

Nunca deixes de voar... nunca deixes de ACREDITAR!

Desde já peço-vos desculpa por dois motivos.. primeiro por este filme estar escrito em brasileiro, segundo por postar isto, que supostamente não tem muito a ver com a quaresma. Eu passo a explicar porque decidi postar este filme, ontem foi uma oração em que falamos basicamente no nao deixarmos de acreditar.. e hoje deu me uma vontade enorme de paratilhar isso convosco. Não quero deixar de acreditar e para isso preciso de vós todos. Todos juntos seremos um GRUPO. Se alguem se vai "a baixo" os outros elementos começam a enfraquecer.. e eu nao quero que alguma vez aconteça isto a este grupo!! Somos UM. Depois há outra coisa.. atépoderia postar um texto da quaresma, mas acho que o mais importante é dizermos aquilo que nos vai cá dentro.. neste momento senti me tocada por esta musica, por estas palavras e por estas imagens! Cada um certamente fará uma leitura diferente acerca do filme, eu ja tirei a minha! E fiquei muito satisfeita, tranquilizou me de uma certa forma.. transmitiu me muita paz. PORQUE NÓS SOMOS SEMPRE CAPAZES DE ACREDITAR, E SE ACREDITARMOS VOAREMOS MAIS ALTO. Tudo depende de NÓS.!

"Não tenham medo..."

E tivemos ontem mais uma oportunidade de conhecermos uma comunidade e a sua forma de vida, a Comunidade Shalom.
Num grupo onde estavam presentes três grupos de jovens: GJT - Crescendo, 4 Ventos (Caires) e Água Viva (Amares), pouco ou quase nada se fazia sentir nesta "separação". Grupos diferentes mas objetivos comuns, crescer enquanto cristãos.
Depois do "Grita comigo" e de todos os gestos, fomos confrontados com as dificuldades que nós, jovens, sentimos para assumirmos a nossa fé. Saímos daquele encontro com uma vontade de crescer. Sabemos que "crescer doí", mas crescemos porque queremos e acreditamos neste Jesus que todos os dias nos mostra o seu amor. Com as palavras do Beato João Paulo II fomos convidados a não ter medo, pois os jovens são a esperança da Igreja. É preciso lutar para agarrarmos ainda com mais força esta missão, que nos foi confiada e na qual queremos "dar frutos".
Sem dúvda, uma oportunidade de partilha, oração e principalmente tomada de consciência :)
Deixo o site para quem tiver mais curiosidade em saber em que consiste esta comunidade http://www.comunidadeshalom.org/.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Estive eu durante esta semana a pensar no que haveria de partilhar convosco, sem me sentir inspirada. Até que ontem, ainda meia a dormir, ia a caminho da universidade quando ouvi as noticias na rádio. Senti uma dor muito grande no peito ao ouvir sobre as 28 mortes, 22 delas crianças belgas.
Por isso peço que a nossa mente, a nossa oração, a nossa força esteja com as famílias, com os socorristas, enfermeiros, médicos, comunidade, com os que faleceram e sobretudo por aqueles que ainda lutam pela vida neste momento.
Sei que existem sempre pessoas a morrer, que existem sempre crianças a morrer, mas é natural que um momento destes deixe uma dor diferente.

vamos dar uns segundos do nosso tempo a pedir que o futuro ajude a minimizar a dor de quem sofre e que tal tristeza não volte a acontecer.

Obrigada,
Ilisa Antunes

Cativas?


Tomei a liberdade e coloquei esta imagem no blog. É de uma obra muito conhecida "O Principezinho" de Saint Exupéry.

       O que me diz esta frase?
       Faz-me agir? Ou só pensar?
       Faz-me ver o outro?
       Faz-me acolher o outros? Faz-me olhos nos olhos do outro?
       O que me diz então esta frase?

terça-feira, 13 de março de 2012

Um caminho para nós ao encontro Dele


Porque estamos num percurso até a Páscoa, deixo aqui uma oração para que possamos reflectir. E que, "pelo muito que tenho e pelo pouco que posso vir a ter", reste sempre a Tua força para continuarmos o caminho.

“Páscoa significa renascimento, renascer.
Desejo que neste dia, em que nós cristãos,comemoramos o seu renascimento para a vida eterna,possamos renascer também em nossos corações.
Que neste momento tão especial de reflexãopossamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.
Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais,porque perderam a fé em um novo recomeçar,pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.
Não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, tú estás conosco em nossos corações,porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti, você jamais o faz.
Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai e pela humanidade, que muitas e muitas vezes esquece disso.
Esquecem de ti e do teu sacrificio.
Quando agridem seu irmão,
Quando ignoram aqueles que passam fome,
Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,
Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,
Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.Jesus...Conceda-me a graça de ser menos egoísta,e mais solidário para com aqueles que precisam.
Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo não importa quão difícil seja meu caminhar.
Obrigado Senhor,
Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.
Por minha vida e por minha alma imortal.
Obrigado Senhor!”

quarta-feira, 7 de março de 2012

... porque está a chegar ...


Talvez porque não o conhecemos pessoalmente, temos uma vontade inexplicável de o conhecermos, de querer encontrarmo-nos com Ele… E acabemos por muitas vezes pensar como será Ele?? Como será o nosso primeiro encontro?? Iremos nos surpreender?? É das maiores incógnitas… e teremos de viver com ela até ao derradeiro dia :)

Até lá o q fazemos ?? Temos de segui-Lo, incondicionalmente… Vamos tomar a nossa cruz e segui-Lo… Se ele está lá quando nós precisamos, porque não estarmos com Ele SEMPRE ?? O porquê de o deixarmos “de mãos abanar”?? Talvez tenhamos a recompensa! O nosso crescimento será consequência desse trabalho motivado pelo amor, pela fé e pela esperança!

Já que não se pode “apresentar”, enviou Alguém… Enviando assim os seus ensinamentos e aquilo que queria da nação! Que acaba por morrer (com muito sofrimento) na cruz para nos salvar … Mas sim Ele vence a morte! Está a chegar esse grande dia… Vamos aproveitar este tempo de conversão e prepararmos para mais este grande acontecimento :)


Catarina e Vânia

segunda-feira, 5 de março de 2012

sábado, 3 de março de 2012

A nossa oração... para TODOS...

Senhor, Tu que construíste um novo mundo
E nos deste a oportunidade da vida verdadeira
Ajuda-nos a conservar os caminhos de amor, justiça e serviço.
Na aliança em que nos uniste
Edificaste-nos numa Humanidade
que procura viver e testemunhar os Teus ensinamentos
concretizando a Tua Palavra em gestos de partilha com o próximo.
Nesta casa comum que é a vida
Pedimos-Te coragem para seguir contigo
No percurso que traçaste,
Oferecendo os nossos dons e talentos
Àqueles que ninguém aprecia.
Desperta em nós Senhor,
A vontade de continuar o Teu projeto de vida.