segunda-feira, 22 de março de 2010

Triénio: Encontrar a Palavra, Acolher a Palavra e Viver a Palavra



Certamente já ouvimos falar da Palavra de Deus; e como tal de a Encontrar, de a Acolher e de a Viver.
Encontrar a Palavra, no fundo é encontrar Jesus Cristo, mas não apenas só encontra-lo, é preciso encontra-lo e aprender com ele, conciliar o nosso coração com o Dele, tornando-nos cada vez mais num só com Ele. Isto só acontece se estivermos preparados para O encontrar, pois quem encontra foi porque procurou e se procurou é porque necessita do que quer encontrar. Assim acontece com a Palavra de Deus, se nós queremos encontrar a Palavra temos que a procurar, por exemplo ir à missa, rezar, ler a Bíblia, fazer Léctio Divina…mas não basta só fazer, é preciso sentir o que se faz, só sentindo é que encontramos verdadeiramente a Palavra de Deus.
Após Encontrar a Palavra é preciso Acolhe-la. Para acolher a Palavra temos de estar preparados psicologicamente, acreditando em Deus, pois quem acolhe é porque acredita. Acolher alguém em nossa casa é receber esse alguém, cuidar, preocupar, acariciar, empenhar nos para que esse alguém goste de lá estar. Então é isto mesmo que tem de acontecer com a Palavra de Deus, temos de a receber na nossa vida, confiar no que a Palavra nos diz, preocupar nos em “agradar” a Deus, mas com prazer para nós também. Temos de gostar de acolher Deus e de no fundo, viver com a Palavra de Deus.
Depois de ter encontrado e acolhido a Palavra, chegamos à nossa meta que é viver a Palavra. Viver a Palavra é viver com Deus, viver em Deus. No fundo é viver o que a Palavra de Deus nos ensina. Viver a Palavra é nunca nos esquecermos do que é a Palavra, do que esta nos ensina, de Deus…em cada gesto, em cada olhar, em cada acontecimento, bom ou mau, Deus esta sempre presente. Por vezes pode não parecer mas está…
Deus é pai, Deus é um tudo para os cristãos ou pelo menos devia…
Não está lá grande coisa, mas foi o melhor que consegui...aproveito para pedir desculpas por nao ter aparecido no sagrado lausperene...nao tive mesmo possibilidades...
Ana Barroso

1 comentário:

  1. gostei e concordo plenamente contigo
    Esta palavra é especial mesmo pelo que tu disses-te, torna-nos mais próximos de Deus.

    :D

    beijinhos *

    ResponderEliminar