quarta-feira, 31 de março de 2010

Mais fotos...da grande caminhada...

Estamos todos felizes...mas...as caritas não enganam...

Mais uma foto...já depois de subirmos e descermos o S.Pedro...digam lá...temos de repetir...:)


terça-feira, 30 de março de 2010

TU estás sempre lá!! Mesmo na nossa maior incógnita!!


Ainda falta o meu texto:) Ca' vai (espero q gostem):


A vida é um longo caminho, não é um caminho livre para percorrermos sem tropeçar, mas sim um caminho onde por vezes encontrámos obstáculos… Tentámos ultrapassá-los, lutámos…lutámos e quando estamos quase a desistir TU apareces, e pegas-nos nos teus braços e ajudas-nos a passar por cima.
Muitas vezes quando algo corre mal, culpamos-te e perguntámos, porque não estavas lá?? Porque não me pegas-te ao teu colo?? Onde estavas Tu quando tudo aconteceu?? Sem dúvida alguma, TU estás sempre lá… apenas umas vezes estás mais escondido do que outras, mas no fim acabas sempre por aparecerJ
De um momento para o outro a nossa vida muda, basta um instante para perdermos um amigo, mas chega um segundo para fazermos uma nova amizade… No momento em que entras-te na minha vida encontrei mais um amigo para juntar ao meu coração, um amigo com quem posso falar, um amigo com quem posso rir, um amigo com quem posso chorar, um amigo que me faz sorrir.
Gosto da minha vida assim, por isso devo-te um agradecimento pelo que tens colocado na minha vida… Peço-te que continues sempre presente porque assim, sou mais feliz!!
Esta pequena vida limita-se ao passado, ao presente e ao futuro… Conhecemos e reconhecemos o passado, descobrimos o presente, e o futuro??? O futuro é a maior incógnita da nossa vida, a única certeza que temos é que TU vais lá estar!!

domingo, 28 de março de 2010

Caminhada a S.Pedro...





Não há muito a dizer...simplesmente fantástico...sem dúvida uma tarde de reflexão e convívio...fica a vontade de repetir...partilhem as vossas opiniões e "desabafos"... Tudo o grupo da Unidade Pastoral está de parabéns...Somos os maiores...E uma certeza temos... vamos responder ao apelo "Vem e segue-me..."...

terça-feira, 23 de março de 2010

Dia Mundial da Juventude


Próximo Domingo, dia 28 de Março é o Dia Mundial da Juventude. Não podemos deixar passar este dia em barnco...por isso, em conjunto com outro grupo de jovens, estamos a organizar uma fabulosa caminhada ao Monte de S.Pedro. Mais do que animação e diversão, será uma tarde de reflexão e essencialmente encontro com Jesus...Nós vamos...
Já agora...é importante que leiam a Mensagem do Papa Bento XVI para o dia Mundial da Juventude. Está fabulosa...vai ao encontro do nosso discurso, das nossas dificuldades, dos nosso medos...aproveita...é muito real... deixo aquei o link: http://www.diocese-braga.pt/pastoraljovens/?p=741#more-741

segunda-feira, 22 de março de 2010

Nas minhas dificuldades

Dificuldades, quem já não as teve. Mais passageiras, mais longas, todos nós já passamos por elas. Naquelas horas em que não queremos ver ninguém mas precisamos da ajuda de todo o mundo é a Ti, somente a Ti que recorremos. És Tu e só Tu que nunca nos abandonas e nunca nos deixas sem sustento. Por muito que Te neguemos, e neguemos todo este amor e protecção, sabemos que no fundo sem ele não podemos viver. Pena é que seja somente nestes momentos de aperto que nos lembremos de tudo isto.

Quando temos dificuldades por vezes desejamos não existir ou avançar no tempo, mas só Tu nos aconselhas e nos mostras um novo caminho, um rumo novo a seguir diferente do antigo, onde Tu andarás sempre ao nosso lado, de braço dado connosco. Eu quero, eu preciso de Ti nestes momentos, és Tu o único que não deixa que todo o mundo desabe sobre mim porque me ajudas a carrega-lo. És Tu que não me deixa afundar porque levas a minha vida na Tua mão. És Tu, é somente Tu que não deixas a minha vontade de vencer desaparecer porque me dás a coragem para a voltar a encontrar no mais profundo de mim. É contigo que eu consigo lutar contra a corrente sem morrer como uma onda morre na praia. Contigo posso mover montes, curar chagas e vencer as minhas dificuldades.

Quando estamos sós e desconsolados em dificuldades, esperamos este momento, o momento em que seremos salvos, em que seremos encontrados por Ti no vazio da rua e levados pela Tua mão ao coração do mundo, porque quando nos tiram as palavras Tu sabes que somente a nossa vida grita fortemente.

Mesmo quando acho que não há solução ou quando não tenho para onde ir ou o que fazer para solucionar meus problemas, quando me sinto perdida neste mundo tão infinito, algo me faz crer, esse alguém… a vida não pára então, vai com o vento onde Tu me levares, para esse novo caminho onde tudo será melhor, esse rumo que devo agora seguir, ao teu lado, pois já superei a dificuldade.

Joana Antunes :)


A Palavra...



A Palavra, o Verbo ou Jesus são sinónimos que, nós jovens, tantas vezes negamos ou maltratamos .
A Palavra é sinal de herança, anúncio, comportamento. Como seria importante encontrar-te.
Podemos comparar este encontrar com o contacto que temos com um amigo que já não vezes há muitos anos. Andamos dias e dias sem o ver, sem o sentir ou mesmo sem nos lembrarmos que ele existe. Quando o encontramos temos necessidade de o abraçar e saudar. Quremos acolhe-lo da melhor forma. Posteriormente, queremos que esta amizade continue e não permitir que haja uma nova separação.
Comparamos esta história ao descobrir da tua Palavra.
Muitas vezes andamos errantes e perdidos, sem rumo, objectivos... apenas temos sonhos, mas que não conseguimos alcançar. Contudo, pode ocorre alguma situação que modifique o nosso olhar sobre a vida. Passamos a ver com outros o teu rosto. Encontramos-te, assim como encontramos a tua Palavra. Depois de te descobrir, sem dúvida que o nosso desejo é continuar a conhecer-te melhor, a ver a tua presença no vento, num raio de sol, numa borboleta, ou seja, queremos acolher a tua Palavra.
Após esta interiorização, queremos seguir o teu caminho, e viver segundo o que tu nos ensinas. Queremos ser capazes de não nos envergonharmos de ti, queremos ser capazes de não adorar idolos, queremos ser capazes de abraçar as obras da misericórdia, queremos ser capazes de praticar as bem-aventuranças, queremos ser capazes de implementar na nossa existência os Mandamentos.


Andreia Rodrigues

Triénio: Encontrar a Palavra, Acolher a Palavra e Viver a Palavra



Certamente já ouvimos falar da Palavra de Deus; e como tal de a Encontrar, de a Acolher e de a Viver.
Encontrar a Palavra, no fundo é encontrar Jesus Cristo, mas não apenas só encontra-lo, é preciso encontra-lo e aprender com ele, conciliar o nosso coração com o Dele, tornando-nos cada vez mais num só com Ele. Isto só acontece se estivermos preparados para O encontrar, pois quem encontra foi porque procurou e se procurou é porque necessita do que quer encontrar. Assim acontece com a Palavra de Deus, se nós queremos encontrar a Palavra temos que a procurar, por exemplo ir à missa, rezar, ler a Bíblia, fazer Léctio Divina…mas não basta só fazer, é preciso sentir o que se faz, só sentindo é que encontramos verdadeiramente a Palavra de Deus.
Após Encontrar a Palavra é preciso Acolhe-la. Para acolher a Palavra temos de estar preparados psicologicamente, acreditando em Deus, pois quem acolhe é porque acredita. Acolher alguém em nossa casa é receber esse alguém, cuidar, preocupar, acariciar, empenhar nos para que esse alguém goste de lá estar. Então é isto mesmo que tem de acontecer com a Palavra de Deus, temos de a receber na nossa vida, confiar no que a Palavra nos diz, preocupar nos em “agradar” a Deus, mas com prazer para nós também. Temos de gostar de acolher Deus e de no fundo, viver com a Palavra de Deus.
Depois de ter encontrado e acolhido a Palavra, chegamos à nossa meta que é viver a Palavra. Viver a Palavra é viver com Deus, viver em Deus. No fundo é viver o que a Palavra de Deus nos ensina. Viver a Palavra é nunca nos esquecermos do que é a Palavra, do que esta nos ensina, de Deus…em cada gesto, em cada olhar, em cada acontecimento, bom ou mau, Deus esta sempre presente. Por vezes pode não parecer mas está…
Deus é pai, Deus é um tudo para os cristãos ou pelo menos devia…
Não está lá grande coisa, mas foi o melhor que consegui...aproveito para pedir desculpas por nao ter aparecido no sagrado lausperene...nao tive mesmo possibilidades...
Ana Barroso

quinta-feira, 18 de março de 2010

terça-feira, 9 de março de 2010

Nova fase...Quaresma

Depois de serem apresentados perfis de alguns elementos do grupo (os outros terão de fazer posterior a estes...não podemos parar o blog) vamos passar novamente à partilha de ideias....expressões...sentimentos...
Estamos na Quaresma... tempo que convida à oração, jejum e esmola...onde caminhamos para a conversão...Estaremos nós jovens cientes do verdadeiro valor de cada condição proposta para este tempo? Assim, vamos partilhar as nossas ideias...

O que significa para ti esmola? E oração? E jejum? Faz muito sentido pensarmos nestes termos...que muitas vezes são tão mal interpretados...nós cristãos, temos de os perceber... Partilhem...com uma frase...imagem...expressão...música...excerto da Bíblia...ou simplesmente com as tuas palavras...fico à espera...