quinta-feira, 22 de março de 2012

Carta aos membros


Membros Crescendo,

Estou a matutar numa coisa já há algum tempo e não quero deixar isto passar em branco.

Primeiro de tudo quero agradecer há Andreia por todo o empenho em manter o grupo junto, unido e focado. E agradecer a todos os membros que resistem e fazem com que o Crescendo saia fortalecido de todas as “batalhas”.

E agora o desabafo.
Sabem que eu entrei para o grupo pelas pessoas, para vos conhecer e não propriamente pela mensagem cristã. Sou sincera. Sempre fui casmurra e existem coisas na religião que me desagradam. Mas vocês ensinaram-me a ser paciente (a maior parte das vezes) e a ver que também existem coisas boas. Eu no início nem sempre gostava dos temas tratados e dava prioridade a outras coisas em relação ao grupo. Posso dizer-vos com toda a verdade que atualmente é um prazer participar nas reuniões e aprender convosco.

Agora o objetivo da mensagem.
Dependemos de nós apenas, certo? É claro que era ótimo termos mais apoio da paróquia, e não é por falta de convites ou pedidos. É triste sentir que somos os parentes pobres, os que ficam para último plano, mas acho que precisamos levantar a moral e dizer que nós somos o grupo de jovens, nós fazemos o grupo andar! Com as nossas reuniões, com as saídas e sobretudo por nos conhecermos cada vez melhor.

Por fim a minha definição de Grupo de Jovens
Grupo de jovens: jovens com muito para aprender, que se juntam e partilham o que sabem, tiram dúvidas, desabafam, entre outros. Para ser um grupo é necessário criar laços, ter confiança e para isso é preciso brincar, rir e partilhar momentos. Seja apagar a vela do bolo de aniversário ou comer um hamburger em conjunto. Mas além das brincadeiras é também trabalhar, e por mais que os resultados não sejam evidentes aos restantes, estes estão dentro de cada jovem, que semana após semana se junta a um outro jovem e melhora o mundo em que vive pelas suas acções.

Querido grupo, estamos no bom caminho.


Ilisa Antunes

4 comentários:

  1. Obrigada ILisa pelas palavras que me fazes de agradecimento. Apenas quero que estejam cientes que não sou nada sem ninguém, ou seja, eu posso ter muito empenho, mas se não tiver a vossa ajuda nada disto seria possível.
    Como te disse no sábado, acho que de todos os elementos, tu foste a que teve a evolução maior,e menos tu afirmas isso. Gosto muito do teu empenho.
    O que escreves em muito tem haver com o que falamos ontem. De facto, tens toda a razão. Estamos aqui para continuar este bom caminho. Só é mesmo pena que isto não seja visivel aos olhos de todos. E tens toda a razão quando dizes que é preciso criar laços para constituirmos um grupo. E nós temos esses laços. Ser grupo também é cantar os parabéns ou comer um hamburguer. CONCORDO PLENAMENTE. Mas tu e todos os outros sabem que ser grupo de jovens também um pouco mais do que isto. E nós estamos a conseguir chegar a este objetivo. Não posso esconder que me entristece ver, às vezes, alguma falta de responsabilidade, mas sei que esta fase da juventude tens desses momentos, todos temos.
    Estamos a crescer interiormente e isso é o mais importante. É melhor fazermos espetáculo dentro do nosso coração e esquecermos o espetaculo exterior. Seria bem pior termos o espectaculo montado exteriormente e o nosso coração permancer totalmente igual. Admito que a comunidade precisa de saber que nós existimos, mas primeiro é mais importante sabermos nós que existimos, quem somos, qual a nossa missão. Vamos continuar assim a crescer...e a merecer o respeito por aqules que não confiam em nós... Termino esta partilha com uma frase de Bento XVI "os jovens são a esperança da Igreja".

    ResponderEliminar
  2. Bem que partilha Ilisa. Adorei :) Nota-se a total sinceridade com que escreveste isto para nós enquanto membros do grupo!
    Tens toda a razão naquilo que dizes nao acrescentaria mais nenhuma palavra :b

    E adoro o que disseste Neia ("É melhor fazermos espetáculo dentro do nosso coração e esquecermos o espetaculo exterior") bem.. esta tá muito poderosa..

    Parabéns Ilisa. Tu sim tens sido um exemplo para nós! Dé um gosto ler as tuas partilhas. Ve-se e~que estas mesmo empenhada neste grande projecto que é o NOSSO GRUPO DE JOVENS!

    ResponderEliminar
  3. Bem Ilisa AMEI :))
    confesso até que nas tua ultimas palavras de definição do grupo me vieram as lágrimas :D
    Sem duvida que somos tudo aquilo que ali referis-te !!

    E TU foste a pessoa que nos últimos tempos evoluís-te muito (Eu e a neia já tínhamos comentado isso mesmo)...
    continuas a surpreender!!

    Partilha fenomenal!! OBRIGADA pelas tuas sábias palavras!!

    ResponderEliminar
  4. acho que apenas disse o que todos pensam.
    mas ainda bem que gostaram e não me acharam uma parola :D
    agora só falta trabalhar para que tudo dê certo!

    ResponderEliminar